Dna Cascais

Fábrica Fabricação Paralela

O DNA Cascais, em parceria com o IADE, convidou artistas e estudantes da área das artes a decorar as ruas de Cascais, no âmbito do projeto "Farol na rua", com o objetivo de atrair pessoas ao centro urbano de Cascais e assim, dinamizar o comércio local, que se ressentiu da falta de turistas e de pessoas na rua. O "Farol na Rua" contou com a participação de 27 artistas, alguns residentes em Cascais, assim como alunos e antigos alunos do IADE, que trabalharam ao vivo uma peça em fibra de vidro, com cerca de 1,5 metros de altura, semelhante ao farol de Santa Marta, um ícone do município de Cascais. As obras que partiram de uma mesma maquete em branco, contemplaram diversos materiais e temas, como sejam materiais reciclados, azulejos, pintura, etc. Onde o limite foi mesmo só a imaginação e a criatividade de cada um. Os artistas estiveram a trabalhar ao vivo nas ruas da vila de Cascais, na decoração de várias miniaturas do Farol de Santa Marta, entre setembro e outubro de 2020. As diferentes obras estiveram depois, até dia 15 de outubro, a votos na pagina de Facebook do DNA Cascais. O autor da obra com mais “likes” e vencedor do concurso foi a aluna da Licenciatura em Design do IADE, Beatriz Lopes.

Na peça de Beatriz Lopes que retrata alguns ícones da Vila, está presente um lado emotivo… a memória da sua Avó Josefina. Mas para esta jovem artista esta experiência foi algo enriquecedor “trabalhar ao vivo, com ajuda de todos, os comerciantes, das pessoas que passavam…”. 

Os trabalhos podem ser vistos no Centro Urbano de Cascais, designadamente, no Jardim Visconde da Luz, na Avenida Valbom, na Rua Direita, na Avenida dos Combatentes e na Baía de Cascais/Praça 5 de Outubro.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e da DNA Cascais em parceria com a Associação Empresarial de Cascais e o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação.

DNA Cascais

IADE Creative University

Set / Out 2020

Parceiro - CM Cascais

 

 

 

Image
Image
Image