BOLD Creative Festival 2019

In Destaque by Rui Souza

BOLD

BOLD
Creative Festival

IADE / EDP / Departamento


O IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE), em parceria com a EDP e em colaboração com o Departamento®, organiza a 3ª edição do BOLD Creative Festival. Este festival, que celebra a criatividade, vai decorrer no dia 28 de outubro no auditório da EDP em Lisboa. Nesta edição contaremos com OpenTalks de Stefan Sagmeister, designer gráfico, contador de histórias e tipógrafo baseado em Nova York e de Aka Corleone, antigo estudante do IADE, ilustrador e designer gráfico, originário de Lisboa).

No mesmo dia, durante a manhã, Stefan Sagmeister vai estar na mais prestigiada instituição da criatividade em Portugal, o IADE, em Santos, para uma Masterclass aberta à comunidade, mediante inscrição prévia.

As OpenTalk de Stefan Sagmeister e de Aka Corleone têm lugar no Auditório da sede da EDP a partir das 16h30.

Stefan Sagmeister, um dos maiores designers e criativos da atualidade, cofundou a Sagmeister & Walsh Inc. com Jessica Walsh em Nova York. Ao longo da sua vasta carreira de designer, destacam-se inúmeras capas de álbuns para Lou Reed, OK Go, Rolling Stones, David Byrne, Jay Z, Aerosmith e Pat Metheny. Os dois criativos foram também responsáveis pela criação da atual identidade da marca EDP.  Nesta Bold Talk, Stefan Sagmeister usará exemplos da arquitetura, design e ciência para mostrar que a beleza não é uma mera estratégia superficial, provando que, através da beleza nos sentimos diferentes e nos comportamos de outra forma.



Aka Corleone licenciou-se no IADE e é hoje conhecido pela sua destreza no uso de cores, tipografia, caracteres e formas refinadas, que combina para obter composições atraentes, imbuídas de originalidade e humor generalizado.

Tem exposto o seu trabalho em exposições individuais e coletivas desde 2010, em Portugal e no estrangeiro. É atualmente um dos mais interessantes e aclamados street artists europeus, agenciado pela galeria Underdogs, de Vhils.



O BOLD Creative Festival dedicado à criatividade pura e arrojada nas áreas do design, publicidade, marketing, fotografia, video, música, tecnologias e comunicação, é uma mostra do potencial criativo português, promovendo a interação de várias gerações de talento – estudantes, antigos estudantes e profissionais de design – em torno da partilha de conhecimentos e portefólio, contribuindo para repensar o futuro e influência das indústrias criativas em Portugal e no mundo.

A 1ª edição do BOLD Creative Festival realizou-se em 2016 e foi um sucesso, tendo contado com a participação de Jessica Walsh, a consagrada designer e ilustradora norte americana que já ganhou vários prémios e distinções, sendo uma das personalidades escolhidas para a lista “30 under 30” da Forbes. Na 2ª edição, em 2017, esteve connosco David Carson, mítico surfista e designer americano, mundialmente famoso por ter sido diretor e Designer da revista RayGun nos anos 90, responsável pela definição da estética e da atitude de uma geração, considerado como o grande responsável por uma mudança de paradigma que continua bem viva até aos dias de hoje.



BOLD Masterclass


BOLD Talks