Banco Alimentar Contra a Fome

In Histórias by Rui Souza

Papel por alimentos – Banco alimentar contra a fome

“Alunos aceitam desafio Banco Alimentar, num fim de semana prolongado de criatividade.”

Os alunos do IADE-Universidade Europeia, nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2017, participaram no desafio proposto pelo Banco Alimentar, para a campanha “Papel por Alimentos”, em Alcântara. Com entusiasmo e um sorriso gelado, marcado pelo início do Inverno... De mochilas às costas, sacos e mantas... É assim que vemos a chegada de 50 estudantes do IADE Creative University, aos armazéns do Banco Alimentar Contra a Fome, em Alcântara.

Preparados para enfrentar o desafio de reinterpretar a ideia de voluntariado... E em três dias realizarem uma Game Jam, apresentarem uma proposta de campanha de comunicação e uma proposta de linha gráfica, para a campanha “Papel por Alimentos”, produzida pelo Banco Alimentar. Um desafio que une os cursos mais antigos do IADE, como Design, às novas aquisições que vieram da Universidade Europeia, como Ciências da Comunicação.

Segundo dia...

Já marcado por algum cansaço por parte dos alunos, mas com espírito de diversão sempre presente... Entre muitas ideias, esforço e brincadeiras, a aprendizagem e o espírito de equipa foi algo que continuou a marcar presença. “Temos estado a aprender e a produzir ao mesmo tempo...” - diz Vasco Pereira, aluno do primeiro ano de Jogos e Aplicações. Cansado, mas satisfeito, Sérgio Carvalho, também estudante da área das tecnologias, diz que tem sido uma experiência interessante poder trabalhar com os vários departamentos da faculdade. Para além dos alunos, os professores demonstram também o seu orgulho por ver os alunos tão dedicados, no segundo dia do desafio e sempre com boa energia.

Nélio Códices, Professor, também se mostra orgulhoso com o empenho dos seus alunos do primeiro ano da licenciatura de Jogos e Aplicações. No último dia, o esforço foi compensado pelo orgulho de alunos e professores poderem mostrar grandes trabalhos e para além disso poderem partilhar experiências.

“É não só, o fato de que é fabuloso poder partilhar experiência... Partilhar com eles a nossa criatividade, a vossa inteligência e trabalho como equipa!” - conta Sónia Silva, Professora do IADE.

“Gostei de trabalhar com pessoas de trabalhar com pessoas dos outros cursos. E o esforço se traduziu em resultados.” - diz Carlos Correia, aluno da licenciatura de Jogos e Aplicações.

O sucesso da iniciativa permitiu iniciar a aplicação de algumas das ideias, tendo sido efetuada uma exposição nas instalações do IADE-Universidade Europeia. Inaugurada no dia 29 de janeiro pela líder do Banco Alimentar Contra a Fome, pelo professor Pedro Barbas Homem, reitor da Universidade Europeia, e pelo professor Carlos Rosa, diretor do IADE. Vídeo exposição final

AUTORES